Acre Sedia Simpósio Nacional Sobre Contabilidade Pública

Simpósio abordou temas como a nova contabilidade e a transparência da gestão pública no Brasil (Foto: Assessoria CGE)

A capital acreana recebeu pela primeira vez o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (I SINCASP). Realizado pelos Conselhos Regional e Federal de Contabilidade em parceria com o governo do Estado, o encontro trouxe como proposta uma reflexão sobre a necessidade de uma maior discussão acadêmica e conceitual de temas relacionados à contabilidade pública.

O evento foi direcionado aos gestores públicos, contadores, economistas, administradores, advogados, empresários e demais interessados. A abertura do simpósio aconteceu na noite de quinta-feira, 29, no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio) com a presença de palestrantes nacionais. A programação do I SINCASP se estendeu até sexta-feira, 30.

Acre é o 18º estado brasileiro que recebeu o SINCASP (Foto: Assessoria CGE)

A Controladoria Geral do Estado participou do encontro que propôs uma análise detalhada dos desafios teóricos e práticos colocados para a contabilidade pública no contexto contemporâneo. O Controlador-geral do Estado, Edson Manchini, destacou que “o encontro traz ao Acre a reflexão sobre a importância da Nova Contabilidade para as organizações públicas, que contribuirá para a implementação de dispositivos contidos na LRF e Lei 4.320/64, de forma a elevar a eficácia e efetividade das Leis quanto aos seus objetivos de promover o aprimoramento, o planejamento, a transparência e responsabilidade da gestão fiscal”, disse.

Marcelo França, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre, explica que a realização do simpósio representa um marco na história da contabilidade no Estado. “A gente acredita que esse evento será um marco na contabilidade pública. O governo do Estado é um grande parceiro na realização do simpósio e esse é um momento de aproximação do órgão de classe com os profissionais que estão lá na ponta atuando na contabilidade pública”, afirmou.