Controladoria intensifica relações com instituições da Administração Estadual

A Controladoria Geral do Estado (CGE) deve iniciar a partir da próxima uma aproximação mais direta das demais instituições do governo do Estado. Técnicos da CGE deverão visitar todas as secretarias, autarquias e fundações para oferecer apoio na execução de ações administrativas de transparência. O objetivo dessa ação é garantir entendimento e lisura nos contratos administrativos.

De acordo com o novo Controlador-Geral, Giordano Simplício, a função primordial da instituição que dirige é coordenar as atividades de controle interno, zelando pela qualidade e regularidade da aplicação de recursos públicos, para a satisfação do interesse social.“Em outras palavras, nossa função é fiscalizar o trabalho dos gestores do Estado”, explicou o controlador.


Controlador-Geral Giordano Simplício. (Foto: Assessoria/Página20)

Giordano tem buscado dinamizar o trabalho da CGE, pois considera que sua instituição é fundamental para o bom andamento da gestão pública. “Nossas equipes estão visitando cada secretaria e se colocando à disposição para orientação a respeito da forma adequada de gestão, de acordo com a legislação vigente”, disse. “Dessa forma, nós estamos fortalecendo cada setor e cada secretaria, principalmente agora que o Tribunal de Contas do Estado emitiu nova resolução em que orienta sobre a prestação de contas àquela corte”.

Para o execução das tarefas citadas, Giordano disse contar com um quadro funcional muito experiente e capacitado na CGE. Esse quadro, afirma ele, começou a ser formado logo que a CGE foi criada, há sete anos. “Temos profissionais muito capacitados. Creio que na estrutura do Estado, sejam esses os profissionais mais qualificados.”

Antes de assumir a CGE no início deste ano, Giordano Simplício atuou como procurador jurídico de alguns municípios acreanos, fez assessoria jurídica na Associação dos Municípios do Acre (Amac), atuou na Secretaria de Planejamento do Estado e, mais recentemente, trabalhou como diretor-técnico do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

Página20.net